jump to navigation

VISUALIZAÇÃO – Como arrebentar nos resultados – Fitness do Corpo Mental janeiro 28, 2014

Posted by Elza Prado in Diversos, Exercícios Terapeuticos, Fitness Corpo Mental.
Tags: , , , ,
trackback

http://

A Academia Terapêutica sugere aplicar esta técnica em muitas situações. Vejam o vídeo e os detalhes da técnica abaixo.

VISUALIZAR é usar a imaginação criativa com o propósito de efetuar mudanças, construir novas possibilidades de comportamentos e mudar o curso de pensamentos e emoções.  Todos nós já fazemos isto em graus variados e para diferentes propósitos. Por exemplo, quando você planeja uma viagem de férias, visualiza-se no futuro, fazendo algumas coisas bem legais!  Talvez você já tenha ouvido outros nomes para esta capacidade:  mentalização, fantasia, ensaio mental, projeção de futuro, etc..

VISUALIZAR  é um recurso tão poderoso que você pode até reagir fisicamente ao que está visualizando.  Para comprovar isto, feche os olhos e imagine-se comendo um dos seus pratos preferidos.  Pense como se estivesse acontecendo agora, você trazendo à boca uma garfada e lentamente mastigando enquanto sente todo o prazer das sensações em sua língua.  Deu água na boca?

Já vi pessoas dizerem que não conseguem visualizar, mas o que ocorre é que, como não precisamos ter consciência da visualização, elas simplesmente não pararam para prestar atenção..  Por exemplo, soletre a palavra “possível”, prestando atenção ao que faz internamente. A estratégia é gerar uma imagem interna da palavra e ler cada letra.  Mas fazemos isto tão bem que nem precisamos saber como fazemos. Isto é inclusive uma evidência de competência na estratégia: os passos intermediários são executados muito rapidamente e não dá tempo de prestar atenção.

O poder de visualizar é ainda maior quando usado dentro de estratégias estruturadas para um propósito bem definido, possivelmente combinando-se estas com outras estratégias de apoio.

Esta técnica é muito útil para treinamentos pessoais com intuito de obter resultados mais vantajosos. Exemplo: um atleta que queira  bater seu próprio record na natação.  Imaginar-se se jogando na piscina, dando braçadas eficazes e em menor tempo, fazendo um retorno rápido e vendo-se vencendo a competição, muitas e muitas vezes antes do treinamento efetivo, durante dias. A nossa mente não distingue o exercício físico do mental. Aplica-se a técnica nas competições de golfe, de tênis no trabalho, na vida, onde for necessário.  A imaginação dirigida cria a realidade! Fantástico não é?  Vamos sonhar?

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: